Não tenha dor de cabeça na hora de imprimir.
Se você quer produzir seus materiais com qualidade e evitar reprovas de arquivo, siga este manual com atenção. Aqui você vai aprender como configurar o PDF corretamente, usar os gabaritos, preparar imagens, fontes e acabamentos sem erro.
Sempre que possível, finalize seus arquivos em PDF/X-1a.
Configure conforme o software que você utiliza:
PDF/X-1a no CorelDRAW
PDF/X-1a no Illustrator
PDF/X-1a no Photoshop
(Use os tutoriais ou presets da gráfica para garantir o padrão correto.)
Você deve sempre montar a sua arte dentro dos gabaritos da gráfica.
Os gabaritos são arquivos prontos, no tamanho exato do produto.
A gráfica só imprime materiais enviados dentro desses arquivos.
Baixe o gabarito no site da gráfica, abra no CorelDRAW (ou outro software indicado) e salve na versão solicitada.
Esses arquivos já vêm com:
Linhas de corte
Sangria
Margens de segurança
? Regra de ouro:
Não coloque textos, logos ou informações importantes fora da margem de segurança: elas podem ser cortadas.
O fundo (cor, vetor ou imagem) deve ultrapassar a linha de corte (com sangria) para evitar filetes brancos nas bordas.
Formato: Bitmap
Modo de cor: CMYK
Resolução mínima: 300 dpi
Evite:
Frente escura e verso muito claro (ou o inverso): isso pode causar manchas no lado mais claro do material.
Preenchimentos e contornos: sempre em CMYK.
A gráfica não aceita arquivos com cores em Pantone® ou RGB.
Se houver Pantone® ou RGB no arquivo, converta tudo para CMYK antes de enviar.
Use sempre a paleta de cores CMYK.
Para evitar problemas com fontes:
Converta todas as fontes em curvas.
Tamanho mínimo recomendado: 7 pt para manter a legibilidade.
Evite fontes com traços muito finos, que podem perder definição na impressão.
Não use preto com 100% nas quatro cores (C, M, Y, K).
Isso sobrecarrega a máquina, pode manchar e causar desregistro (principalmente em textos).
Para um preto mais intenso:
C: 25% | M: 25% | Y: 0% | K: 100%
Use essa fórmula para:
Fundos pretos
Áreas grandes de preto
Efeitos com degradê em preto
? Não use esse preto enriquecido em textos e objetos pequenos.
Para que o azul não saia roxo na impressão, use:
C: 100% | M: 80%
Principalmente quando o azul for usado como fundo.
Antes de enviar para a gráfica, alguns efeitos precisam ser convertidos.
Mistura, Contorno Interativo, Extrusão
Use Separar (break apart) esses efeitos.
Envelope, Distorção, Perspectiva
Converta em curvas.
Sombra
Use o comando Separar grupo de sombreamento.
Converta a sombra em Bitmap.
Marque o local do corte com linha pontilhada.
Deixe margem de segurança à esquerda e à direita da linha de corte (de 2 a 5 mm).
Restrições:
Cortes menores que 4,5 cm,
Cortes transversais
Cortes em cruz
?? Não são produzidos pela gráfica.
Faca é a ferramenta usada para:
Vinco
Corte especial
Meio-corte
Todos os cantos devem ser arredondados (manta imantada dificulta cortes com pontas).
Desenhe a faca e aplique:
2 mm para fora (sangria)
2 mm para dentro (margem de segurança)
Não é obrigatório arredondar os cantos.
Mas é obrigatório:
Sangria: 2 mm para fora da faca
Margem de segurança: 1,5 mm para dentro da faca
Marque o local do vinco.
Deixe 2 a 5 mm de margem de segurança para cada lado da linha do vinco (conforme o material).
Desenhe a faca onde será feito o corte junto com o vinco:
2 mm para dentro da faca (segurança)
2 mm para fora da faca (sangria)
Usado principalmente em adesivos.
Apenas o adesivo é cortado, o papel de suporte permanece inteiro.
É necessário o desenho da faca com a forma desejada do adesivo.
Você pode solicitar uma ou duas dobras.
Permitido em papéis de 120 g e 150 g.
Marque o local da dobra.
Indique linhas de segurança de 2 a 5 mm para não dobrar textos ou informações importantes.
Mesmo procedimento, mas atenção ao espelhamento:
A capa do folder fica no lado direito do arquivo.
O verso espelha e será impresso no lado esquerdo.
As marcações de dobra também espelham.
Restrições:
Dobras transversais
Dobras em cruz
?? Não são produzidas pela gráfica.
Usado para facilitar a dobra posterior pelo cliente.
Aplicado em papéis de maior gramatura, como couchê 250 g.
Não pode ser feito em materiais com verniz total, pois o vinco pode quebrar o verniz.
É necessário desenho de faca de vinco, exceto em produtos que já incluem esse acabamento (ex.: pastas e calendário de mesa).
Restrições:
Vincos transversais
Vincos cruzados
?? Não são produzidos pela gráfica.
O verniz deixa o material mais sofisticado.
Verniz Total: aplicado em toda a área do material.
Verniz Localizado: aplicado apenas em partes específicas (ex.: logomarca).
Copie o objeto que receberá o verniz para outra página do CorelDRAW.
Pinte-o de preto 100% (K:100).
Mantenha na mesma posição do objeto original.
Converta em Bitmap Tons de Cinza, resolução mínima de 300 dpi.
Ao converter, confira se o preto permanece 100% preto (G:0).
?? Se o verniz localizado ocupar mais de 30% da área do material, selecione a opção
“30% a mais de verniz” na hora da compra (pois o valor será diferente).
Serrilha é o picote usado para destacar partes do material (ex.: ingressos, tickets).
Desenhe uma linha pontilhada onde deseja o picote.
Faça duas linhas de segurança, uma à direita e outra à esquerda, a 2 a 5 mm de distância.
Muito utilizado em tags e também em alguns cartões.
A gráfica oferece furos de 3 mm e 5 mm.
O furo deve ficar dentro das margens de segurança.
Crie uma margem circular de segurança em volta do furo, a 2 mm de distância, para que textos e elementos não fiquem muito próximos.
Acabamento disponível, por exemplo, para cartões de visita.
Ficam parecidos com o formato de cartão de crédito.
Você não precisa desenhar a faca: a gráfica utiliza uma faca padrão. Basta contratar o acabamento.
Antes de enviar o arquivo para a gráfica, revise tudo com este check-list:
? Todas as fontes convertidas em curvas.
? Todos os Bitmaps em CMYK.
? Resolução das imagens com no mínimo 300 dpi.
? Arquivo dentro do gabarito oficial, respeitando margens de corte e segurança.
? Preenchimentos e contornos configurados em CMYK.
? Efeitos especiais do CorelDRAW (mistura, contorno, extrusão etc.) devidamente convertidos.
? Sombra, degradê e PowerClip convertidos em Bitmap.
? Cores especiais (preto e azul) dentro das regras recomendadas.
? Todos os acabamentos marcados corretamente, com suas margens de segurança.
? Desenho das facas, quando necessário, na posição correta, com sangria e segurança adequadas.
? Facas para ímã com cantos arredondados.
? Em Propriedades do Documento, confira se não há nenhum item fora do gabarito padrão da empresa.
Seguindo este manual, você reduz ao máximo o risco de reprova, ganha agilidade na produção e garante um resultado final muito mais profissional.